As bem-aventuranças


Ao lermos as "bem-aventuranças", somos levados a nos confrontar. Ser cristão é se bem-aventurado, ou seja, um estado de completude, realização, mais que feliz. E será que temos vivido como Cristo nos ordenou? Temos vivido uma religião ao invés de ter um relacionamento com Deus e com os homens?

Uma característica do Sermão da Montanha é o fato de ter sido numa montanha, assim como a Lei de Moisés, que o próprio Deus escreveu nas tábuas, Jesus reescreve um novo mandamento. Um mandamento que anula as leis e obrigações porque cumprir lei por cumprir, não adianta. Deus nos quer por inteiro e deseja que nosso coração seja totalmente dEle.

O Sermão da Montanha fala do Relacionamento com Deus, com o próximo e fala ainda sobre as perseguições que sofreremos em sermos obedientes à sua Palavra.

Leia o texto:
Mateus 5
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Coloquei todo o capítulo, para que possamos entender que ao nos ensinar como servir a Deus, Jesus nos mostra que devemos anular os conceitos antigos e cumprir um novo mandamento, baseado no amor. Quem ama obedece, mas quem obedece nem sempre ama.
Vamos às bem-aventuranças:
  • os pobres de espírito - são pessoas que se acham insignificantes, são dependentes de Deus. Não são orgulhosas e nem soberbas. Elas sabem de onde vieram e para onde irão.
  • os que choram - Chorar é sinal de humanidade, chora quem se compadece, quem sofre e quem tem paixão. Não há máscaras para esconder os sentimentos, mas há um coração contrito e quebrantado ( o que Deus não rejeita!)
  • os mansos - o mundo é dos arrogantes, mas o céu pertence aos mansos! Não competimos como se o mundo fosse uma arena e os vencedores são os que lutam para conseguir o que querem. A Bíblia nos diz que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e por isso, os mansos nunca buscam o mal, não se vingam, não dão "o troco", não buscam ocasião para trapaças.
  • os que têm fome e sede de justiça - Essa fome é uma fome desesperadora. Mas não significa justiceiro, mas são pessoas que desejam que a justiça (de Deus) seja manifesta em todos os lugares.
  • os misericordiosos - Ao estudar sobre a misericórdia, confesso que estremeci. Uma palavra que usamos tanto e pedimos tanto a Deus e muitas vezes esquecemos de usá-la  (ou não queremos). O misericordioso tem piedade a despeito do erro, ele doa tudo de si. É generosos e não é preconceituoso. Tem um comportamento ativo e proativo e só reage com amor.
  • os limpos de coração - São pessoas transparentes, que não possuem segundas intenções, não buscam recompensa. A motivação é agradar somente a Deus!
  • os pacificadores - São os que estão "no meio do tiroteio", se colocam em uma posição de conciliação. Não dissemina o que não sabe e busca a paz. Não multiplica a fofoca e não lança em rosto nada.
Que possamos ler e reler o que Deus espera de nós e assim vivermos para seu inteiro louvor. Não é fácil, mas não é impossível. Deus sabe que somos imperfeitos, mas Ele nos quer humildes e dependentes de sua graça.

Ao olhar a minha vida, pergunto-me: O que deixei de legado para o meu próximo? Qual a lembrança que as pessoas com as quais trabalhei, estudei, enfim, que tive a oportunidade de me relacionar, o que elas diriam de mim? O que aprenderam com meu comportamento? Levei luz?

Em vista de tudo isso, minha oração tem sido para que Deus me ajude a tocar as pessoas com o amor dEle, com a graça dEle e que eu seja uma filha amada do Pai, à imagem e semelhança dEle!

Que o Senhor nos ajude!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch