PARA SENTAR À MESA COM HONRA, TEMOS QUE PERDER ALGUMA COISA!

        
O rei escolhido por Deus para reinar em Israel aparece de uma forma muito interessante:
 " E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; por isso disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, e levanta-te e vai procurar as jumentas." I Samuel 9.3
        Saul é enviado por seu pai a buscar as jumentas que estavam perdidas, depois de tanto procurar resolve voltar preocupado com seu pai. O servo que ia com ele lembra que existe naquela localidade "um homem de Deus" ou "vidente", que é o profeta Samuel.
        No dia anterior, Deus havia revelado a Samuel que Saul, o futuro rei, iria procurá-lo. Quando Saul chegou, Samuel já sabia de quem se tratava e revelou a ele que as jumentas já estavam com seu pai. Samuel convida Saul ao banquete e lhe diz " as melhores coisas de Israel estão reservadas para ti e para casa de teu pai". 
       No banquete, Saul tem um lugar de honra e Samuel pede ao cozinheiro que sirva a Saul o que havia sido "reservado", pois tinha sido guardado para "aquela ocasião". Logo depois do banquete, Samuel unge a Saul e lhe diz o que acontecerá ao voltar para casa. Tudo acontece conforme a palavra do profeta: Saul recebe provisão, profetiza e não conta a ninguém nada do que havia acontecido. Depois de um certo tempo, numa reunião solene em Mispa, com Samuel, ele é aclamado rei.
        Este acontecimento nos traz alguns ensinamentos justamente porque  Saul jamais encontraria Samuel se as jumentas não fugissem. Deus é soberano e poderia se utilizar de outros meios, mas foi esse o meio que usou: PERDA.
        Poderíamos dizer que a família de Saul era proprietária da melhor "concessionária" ! A posse desses animais trazia o sustento para a família, era algo precioso. Perder seu investimento, seu sustento não seria nada bom.
        Quando Saul vai á procura desses animais e encontra-se na cidade onde estava Samuel, vemos o controle total de Deus sobre todas as coisas. Saul jamis imaginaria que naquele lugar havia uma cadeira especial, comida especial e unção para sua vida. O mais interessante é que não era uma comida somente especial, era a que estava "reservada".
        Amados, quantas vezes em nossa vida não entendemos como Deus trabalha, não entendemos o porquê das perdas. Mas essa história nos revela que há algo reservado, da parte de Deus em meio às perdas! 
         Quando nos vemos sem rumo, perdidos, sem o controle das coisas, Deus nos surpreende nos colocando em um banquete espiritual e nos proporcionando momentos de honra, sustento e alegria. Não perca o equilíbrio nesses momentos, lembre-se que haverá algo reservado, da parto do seu Deus, para você!

Deus os abençoe,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch