A PERSISTÊNCIA GERA CONQUISTAS





"Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu..."


           Essa passagem de Elias e Eliseu sempre me deixou intrigada... Qual seria o motivo do profeta Elias sair do local escolhido por Deus, Gilgal, onde o povo sacrificava e ir para Betel, Jericó e Jordão?  Ir para Betel, tudo bem porque Betel também era local de adoração do povo e como profeta eram os lugares que estava acostumado a ir.
          Elias foi um grande profeta e quando estava na caverna em Horebe, Deus o visitou e lhe deu uma ordem: ungir Eliseu em seu lugar. Creio que Elias havia contado  a Eliseu sobre a sua substituição, um dia quem seria o profeta era Eliseu.
          Elias deveria ensinar algumas lições antes de passar "o bastão"...  será que Eliseu está preparado? Eliseu verdadeiramente tem uma experiência com Deus assim como Elias ou vivia à sombra de seu senhor? As respostas para essas perguntas encontram-se no próprio capítulo dois que nos diz assim:
"E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou."2 Reis 2:14

          Eliseu conhecia o Deus de Elias, mas ainda não tinha o conhecimento que era também o seu Deus. Essa experiência só aconteceu depois:
"Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.

Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado."
2 Reis 2:21-22                 
         Elias levou Eliseu a três lugares: Betel, Jericó e Jordão. Quero aqui trazer uma palavra sobre estes três lugares.
         Betel, casa de Deus, local de adoração, lugar escolhido para o povo oferecer seus sacrifícios. Elias leva Eliseu, o seu sucessor à Casa de Deus, local de adoração, podemos entender que quando Deus nos dá uma missão, Ele quer que estejamos sempre em adoração. Não deixe de passar pela adoração, quando adoramos ao Senhor, Ele nos fortalece.
          Jericó, é o segundo local. Jericó era a Cidade das Palmeiras, cidade prometida e nos lembra lutas e conquistas. Para nós, cristãos, servos de Deus devemos entender que nossa vida é uma constante batalha. Jericó representa a batalha vencida pelo Senhor através da obediência. O povo não tinha condições de vencer a um povo guerreiro sozinho, mas quando o Senhor deu a estratégia(que pareca loucura!), eles venceram, pois o próprio Deus guerreou, derrubando o muro através da fé e obediência. Na sua  caminhada obedeça a Palavra do Senhor e batalhe pela fé!
           Jordão, o último lugar, é um rio profundo e sinuoso que o povo atravessou a pés enxutos ao conquistar a Terra Prometida. O que isso significa para nós? Jordão é o milagre operado por Deus em meio à caminhada. Quem opera o milagre é Ele, nós não damos " um jeitinho". Precisamos entender que Deus é quem opera o milagre e que nós apenas clamamos por Ele e confiamos nEle... Lembre-se sempre de que quem faz é Deus. Tudo é dEle e para Ele e por meio dele. toda glória a Ele!
            Que possamos passar por esses "lugares" em nossa caminhada, que tenhamos a sensibilidade de entender o que Deus quer de nós. Eliseu, em todos os lugares que passou recebeu uma palavra negativa, as pessoas desses lugares iam até ele e diziam que Elias seria levado por Deus e a resposta de Eliseu para todos era : "Eu sei, calai-vos!"
            Quais as vozes precisam ser caladas em sua caminhada? Quais as atitudes Deus espera de você? Qual "lugar" você ainda não passou?
            Eliseu não parou, esteve sensível até ver Elias ser elevado e recebeu a missão de ser o sucessor de Elias.
            Deus conta com você, conta com seus dons, mas antes de qualquer coisa, lembre-se de adorar, batalhar em obediência e esperar em Deus o milagre!
   
                                      Deus o abençoe,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch