A essência da Igreja

                                          Não pude deixar passar!

Quando era criança vi , em um filme, a história de um menino, David Vetter,  que teve de viver em uma bolha de plástico por 13 anos para se proteger de infecções. Isso me aterrorizou! Viver em uma bolha, sem interação com os outros. O mundo lá fora e ele dentro da bolha sem poder influenciar e ser influenciado.Uma vida triste!

Mas, vejo que hoje muitos de nós, cristãos, vivemos numa bolha. Ao contrário daquele menino, nós é que preferimos entrar nela para nos "proteger". Nessa bolha, estão nossos conceitos, alvos, projetos, desejos, vontades, sonhos, etc e também nossos preconceitos (pré-conceitos)...Não ouvimos ninguém que seja contrário às nossas "verdades", não apoiamos ninguém que viva diferente de nós... E também não fazemos nada para que Cristo transforme estas pessoas. Na bolha, alimentamo-nos, nos renovamos, somos edificados e permanecemos na bolha! Sem qualquer interação e sem fazer qualquer diferença no mundo...
Cristo nos tira do mundo, transforma-nos e devolve-nos ao mundo para transformá-lo. Minha pergunta é: Como transformar algo se estamos na bolha? Como ser sal no saleiro? Como ser luz escondida embaixo da mesa? 
Vivemos em um mundo necessitado da graça e misericórdia de Deus. Homens, mulheres, jovens e crianças, todos  estão cegos pelo pecado. Estão caminhando para o inferno... E onde estamos nós ? O que temos feito para mudar esta realidade?
Temos levado Cristo a todos os homens? Temos nos esforçado em ensinar o Caminho, a Verdade e a Vida aos nossos familiares?
Reflitamos  um pouco sobre nossa posição no corpo, pensemos no que podemos fazer e creio que o Senhor abrirá portas para que o nome dele seja glorificado através de nossas vidas!
Encorajemos pessoas a buscar a face de Deus, não desanimemos! Deus é conosco!
Meditemos  nestas palavras proferidas por um grande homem, verdades que nos fazem repensar a essência da igreja: LUZ para o mundo!
(...)
"Propriamente partindo do autêntico afeto colegial que une o Colégio Cardinalício, expresso a minha vontade de servir o Evangelho com renovado amor, ajudando a Igreja a tornar-se sempre mais em Cristo e com Cristo, a videira fecunda do Senhor. Estimulados também pela celebração do Ano da Fé, todos juntos, Pastores e fiéis, nos esforcemos em responder fielmente à missão de sempre: levar Jesus Cristo ao homem e conduzir o homem ao encontro com Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, realmente presente na Igreja e contemporâneo em cada homem. Tal encontro leva a transformar homens novos no mistério da Graça, suscitando na alma aquela alegria cristã que constitui o cêntuplo doado por Cristo a quem O acolhe na própria existência.
O Espírito Santo é a alma da Igreja com a sua força vivificante e unificante: de muitos faz um corpo só, o Corpo místico de Cristo. Não cedamos nunca ao pessimismo, àquela amargura que o diabo nos oferece a cada dia; não cedamos ao pessimismo e ao desencorajamento: tenhamos a firme certeza de que o Espírito Santo doa à Igreja, com o seu sopro poderoso, a coragem de perseverar e também de procurar novos métodos de evangelização, para levar o Evangelho até os extremos confins da terra (cfr At 1,8). A verdade cristã é atraente e persuasiva porque responde à necessidade profunda da existência humana, anunciando de maneira convincente que Cristo é o único Salvador de todo o homem e de todos os homens. Este anúncio é válido hoje como o foi no anúncio do cristianismo, quando se trabalhou a primeira grande expansão missionária do Evangelho.
Queridos Irmãos, força! A metade de nós está em idade avançada: a velhice é – parece-me dizer assim – a sede da sabedoria da vida. Os idosos têm a sabedoria de ter caminhado na vida, como o velho Simeão, a velha Ana no Templo. E propriamente aquela sabedoria fez-lhes reconhecer Jesus. Doemos esta sabedoria aos jovens: como o bom vinho, que com os anos torna-se melhor, doemos aos jovens a sabedoria da vida. Vem à minha mente aquilo que um poeta alemão dizia sobre a velhice: “Es ist ruhig, das Alter, und fromm”: é o tempo da tranquilidade e da oração. E também de dar aos jovens esta sabedoria. Vocês voltarão para suas respectivas sedes para continuar o vosso ministério, enriquecidos pela experiência destes dias, tão repletos de fé e de comunhão eclesial. Tal experiência única e incomparável nos permitiu acolher em profundidade toda a beleza da realidade eclesial, que é um reflexo do esplendor de Cristo Ressuscitado: um dia olharemos para aquela face belíssima do Cristo Ressuscitado!
(...)
 Discurso do Papa Francisco I

Saiamos da bolha e anunciemos que Jesus Cristo é o Salvador! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Prata purificada

A ponte do perdão

Receita de Viver – Pedro Bloch